BLOG
Confira a seguir nossas notícias sobre pescados e frutos do mar! Todo o conteúdo é criado por nossa equipe de especialistas para trazer a você curiosidades e dicas valiosas.
Entre em contato
Entre em contato que os nossos especialistas estão sempre à disposição.
3 pratos para harmonizar com vinhos
Harmonizar é buscar o equilíbrio entre a bebida, o prato e nosso paladar. Muitas vezes, é um processo complexo, que exige conhecimento das características de todos os elementos. Entre as mais desafiadoras, está a harmonização de vinhos com peixes, crustáceos e moluscos.
O primeiro motivo para isso está na quantidade de animais que representam essas classes e na delicadeza de suas carnes. Entre eles, estão peixes de água doce e salgada, ostras, vôngoles, mariscos, vieiras, mexilhões, polvos, lulas, caranguejos e lagostins. O segundo motivo está na variedade de formas de cocção, temperatura, temperos, entre outros, que são usados.
No entanto, existem algumas dicas que visam facilitar a harmonização de vinhos com peixes, crustáceos e moluscos e tornar a refeição ainda mais agradável. Continue a leitura e saiba mais!
De maneira simples, a harmonização entre vinhos e pratos acontece por afinidade ou por contraste. No caso dos peixes, é necessário analisar alguns fatores, como se ele é fresco, defumado ou salgado, seu teor de gordura, se vai ser consumido assado, frito, grelhado, cru, entre outros.
Além do mais, os molhos e acompanhamentos devem ser considerados. O sabor de uma moqueca, por exemplo, é marcado não apenas pelo peixe, mas também por itens como coentro, leite de coco, azeite de dendê e tomate. Já os peixes assados na brasa podem levar pouquíssimos ingredientes e apenas sal e ervas para realçar seu sabor natural.